terça-feira, 25 de março de 2008

Investigação versus Pesquisa

Antes de abordar a Temática 1 da Unidade Curricular, gostaria de me deter um pouco sobre estes dois conceitos: Investigação e Pesquisa.

Se há coisa com que temos sido confrontados ao longo deste Mestrado, é o apelo constante à nossa capacidade reflexiva e de questionamento sobre o porquê das coisas, o porquê de algumas expressões e o porquê de alguns conceitos, já que, neste momento, é firme a percepção de que este é o caminho que permite evoluir da Informação para o Conhecimento e, deste último, para o Saber.

Apesar de abordados com frequência de modo quase indistinto, será que Investigação e Pesquisa, independentemente do campo de aplicação, têm o mesmo significado?

Nos dicionários, Investigação é um conceito apresentado como o "acto ou efeito de investigar, de pesquisar, de inquirir", enquanto Pesquisa é um conceito apresentado como o "acto ou efeito de pesquisar, indagação, investigação". Quanto mais não seja de modo aparente e pela raiz etimológica das palavras, Investigação parece ser definida com recurso a Pesquisa e Pesquisa parece ser definida com recurso a Investigação.

Mas na nossa modesta opinião, estes conceitos, ainda que relacionados, encerram dinâmicas diferentes, tal como adiante se explica.

Por um lado, a Pesquisa normalmente incide sobre o que existe (presente e passado), numa acção de busca ou procura de determinado elemento ou dado. O seu campo de acção é, em geral, informação ou conhecimento já existente. Ou seja, se pudéssemos imaginar a Pesquisa como um vector, teríamos um vector orientado para o presente ou para o passado.

Por outro lado, a Investigação é orientada para o futuro, para aquilo que ainda não se conhece, tentando obter ligações com esse "ainda desconhecido" a partir da informação e do conhecimento existentes. O campo de acção da Investigação é assim um campo de "descoberta" e o seu modo de acção pode recorrer a vários métodos de investigação, consoante o campo de aplicação dessa investigação e as finalidades da mesma. Ou seja, se pudéssemos imaginar a Investigação como um vector, teríamos um vector orientado para o futuro.

Em última análise a Pesquisa permite filtrar e obter dados, informação ou conhecimento existentes, de modo organizado e estruturado, enquanto a Investigação visa a "descoberta", explicação e determinação daquilo que ainda não se conhece e que, por vezes, nem se sabe se existe.

Ligando agora o conceito de Investigação ao de Educação, vejamos como eles se inter-relacionam no contexto da Sociedade do Conhecimento. Este é um conceito relativamente recente, decorrente da evolução do conceito que o antecedeu, a Sociedade da Informação. Esta evolução resultou da constatação que a informação, por si só, não promove o desenvolvimento humano, económico e social, mas sim a utilização que se faz dessa informação.

Surgiu assim o conceito de Sociedade do Conhecimento, como o da sociedade que utiliza a informação ao serviço do desenvolvimento integrado de si própria. Percebe-se assim o que é que está na origem da Europa do Conhecimento e qual a sua finalidade, a promoção do Conhecimento. Para a obtenção, promoção e desenvolvimento desse Conhecimento, há que considerar, em permanência, três "pilares" fundamentais: a Educação, a Investigação e a Inovação.

Esta relação permite antever a importância, em particular, da Investigação Educacional, na medida em que a sua esfera de acção liga dois dos três "pilares" referidos e, na medida em que a Investigação assenta sobre um vector orientado para o futuro, cujas características permitirão a obtenção e concretização da Inovação, considerado na actualidade como um dos aspectos fulcrais para o desenvolvimento da sociedade, em qualquer dos seus aspectos e também, em particular, daqueles directamente relacionados com a Educação e com os Sistemas Educativos, não só ao nível das práticas pedagógicas, mas também dos recursos utilizados.

Feita esta análise reflexiva sobre Investigação e Pesquisa, pensamos estar agora em melhores condições para abordar a Temática 1 da Unidade Curricular "Investigação Educacional", dedicada ao Processo de Investigação.

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