segunda-feira, 23 de junho de 2008

Balanço da semana: 15 Jun 2008 - 22 Jun 2008

Este é o penúltimo balanço efectuado neste webfolio visto que em 30 de Junho o mesmo terá de estar concluído e de ser encerrado para a avaliação a que estará sujeito no âmbito da Unidade Curricular "Investigação Educacional".

Por estas razões e porque o webfolio irá também ser objecto de apresentação da nossa parte aos restantes colegas de Mestrado e às docentes da Unidade Curricular, Professoras Doutoras Alda Pereira e Luísa Aires, durante esta semana, começámos a ultimar a estrutura deste espaço, para que possa reflectir de modo, tanto quanto possível, exacto, o nosso percurso ao longo do semestre, incluindo as nossas reflexões e auto-avaliação.

Ainda com algum trabalho pela frente, temos a noção que este espaço traduz bem o que se foi passando, assim como as nossas perspectivas e evolução.

A par desta tarefa de finalização do webfolio, entrámos igualmente no último Tema da Unidade Curricular, que diz respeito às Questões Éticas na Investigação Educacional, em particular no tocante à ética do investigador, tema cujo debate cessará, supostamente, hoje (23 Jun 2008).

Durante esta semana respigámos também alguns artigos de investigação, com vista à elaboração duma Ficha de Leitura sobre um desses artigos, o qual deverá ter relevãncia no contexto da temática a trabalhar na fase do Projecto de Dissertação do Mestrado, ficha que deverá estar concluída até 3 de Julho de 2008.

Na prática, ainda com actividade lectiva a decorrer, esta semana acabou por ser já uma semana de pré-balanço final da Unidade Curricular.

domingo, 22 de junho de 2008

Princípios Éticos Orientadores da Investigação

Durante o Processo de Investigação, esta deverá ser norteada por alguns princípios éticos, dos quais se apresentam alguns, como os seguintes:
  • Observância dos protocolos vigentes;
  • Envolvimentos de todos os participantes na Investigação;
  • Negociação com todos aqueles que possam ser afectados pela Investigação;
  • Divulgação dos progressos da Investigação;
  • Obtenção de autorizações explícitas, incluindo a autorização para utilizar citações;
  • Negociação de job description e das condições de trabalho de todas as pessoas envolvidas na Investigação;
  • Negociação da participação, na Investigação, de pessoas com pontos de vista diferentes dos do investigador;
  • Negociação da periodicidade e do nível de divulgação dos resultados da Investigação;
  • Aceitação, pelo investigador, de responsabilidade pela manutenção da confidencialidade;
  • Manutenção do direito de divulgação do estudo/investigação;
  • Divulgação dos princípios orientadores dos procedimentos a efectuar durante a Investigação.
Adaptado de:
"Questões Éticas em Investigação Educacional", de Margarida Isabel de Jesus Costa (DEFCUL - Metodologia de Investigação I - Ano Lectivo 2004/2005)