sexta-feira, 28 de março de 2008

Avaliação crítica de Relatórios de Investigação

Retirado de Revisão de Literatura

A primeira decisão que deve ser tomada ao estudar um relatório de investigação é sobre a sua relevância para o problema de investigação. Se ele é relevante, a decisão seguinte deve relacionar-se com a qualidade da investigação descrita no relatório. Ao fazer este julgamento, deve ter-se em mente que a qualidade dos estudos publicados em educação e disciplinas relacionadas não é, infelizmente, muito elevada.

Deve-se valorizar a melhor investigação e estimar como os resultados de um dado estudo podem ter sido afectados por falhas no processo de investigação.
Este processo de avaliação requer muitos skills, o que não comum entre investigadores principiantes.

Em seguida, apresenta-se uma de lista questões que devem ser colocadas quando se avalia um relatório de investigação.

INTRODUÇÃO

1. O problema de investigação, procedimentos ou resultados são indevidamente influenciados pela afiliação institucional, crenças, valores ou orientação teórica do investigador?
2. Os investigadores exprimiram enviesamentos positivos ou negativos ao descreverem o conteúdo do estudo (um método de ensino, programa, currículo, pessoa, etc.)?
3. A secção de revisão de literatura do relatório é suficientemente vasta? E inclui estudos conhecidos relevantes para o problema?
4. As hipóteses, questões ou objectivos estão explicitamente estabelecidos e, se sim, eles são claros?
5. Os investigadores mostraram de forma convincente que uma hipótese de investigação, questão ou objectivo era importante para o estudo?
6. (Quantitativo) Cada variável do estudo está claramente definida?
7. (Qualitativo) A medida de cada variável é consistente com a forma como foi definida?

PROCEDIMENTOS DE INVESTIGAÇÃO

8. (Quantitativo) Os procedimentos amostrais produziram uma amostra que é representativa de uma população identificável ou de uma população local?
9. (Quantitativo) Os investigadores formaram subgrupos que aumentariam a compreensão do fenómeno em estudo?
10. (Qualitativo) O procedimento amostral resultou num caso ou casos que eram particularmente interessantes e dos quais muito podia ser aprendido acerca do fenómeno de interesse?
11. Cada medida no estudo é suficientemente válida para o fim que foi pensada?
12. Cada medida no estudo é suficientemente fiável para o fim que foi pensada?
13. Cada medida é apropriada para a amostra?
14. Os procedimentos de investigação eram apropriados e claramente descritos de modo que outros os pudessem replicar se assim o desejassem?

RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO

15. As técnicas estatísticas usadas eram apropriadas e foram usadas correctamente?
16. (Qualitativa) O relatório incluiu uma abundante descrição de como os indivíduos responderam às questões da entrevista ou como se comportaram?
17. (Qualitativa) Cada variável do estudo emergiu dos dados de uma forma significativa?
18. (Qualitativa) As hipóteses ou questões claramente formuladas emergiram dos dados que foram recolhidos?

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

19. Os resultados da análise de dados que apoiam as conclusões dos investigadores são os resultados do estudo?
20. Os investigadores fornecem explicações razoáveis dos resultados?21. Os investigadores extraem implicações razoáveis para a prática dos seus resultados?

2 comentários:

Pedro Cabral disse...

Sim Senhor, Mário,

aqui está um blog super completo! ;-)

Abraço e parabéns pelo blog! :-)

Pedro

Mário Santos disse...

Re: Pedro Cabral
[Sexta-feira, Março 28, 2008 10:20:00 PM]

Olá Pedro,

Obrigado pela visita!

Um abraço,

Mário