Ontem, 31 Mar 2008, iniciou-se uma nova fase no desenvolvimento da Temática relativa ao Processo de Investigação, com a divisão da Turma em Equipas, tendo por objectivo a elaboração de um guião que estabeleça às etapas de um Projecto de Investigação.
A Equipa a que pertenço é a Equipa Azul, que é composta, para além de mim, pela Alice, pela Célia, pela Júlia e pelo Paulo.
Na orientação para a actividade, foram-nos deixadas algumas "questões/pistas", as quais, utilizando por referência a análise da dissertação "As TIC no Jardim de Infância: contributos do Blogue para a Emergência da Leitura e da Escrita", de Ádila Ferreira Lopes, com o objectivo de identificar as fases do processo de investigação usados, indiciam a ordem pela qual ocorrem (e quais são) as etapas dum Projecto de Investigação.
As questões foram as seguintes:
- O problema formulado na investigação é apresentado claramente?
- É apresentada uma revisão bibliográfica?
- Há elementos relativos à planificação da investigação?
- Quais são os elementos referenciados sobre o estudo empírico?
- São identificados os instrumentos de recolha de informação?
- Quais os procedimentos de análise dos dados?
- É possível identificar as conclusões da investigação?
- Qual o paradigma em que se insere a investigação?
Estas questões estão directamente relacionadas com algumas das fases e etapas por que deve passar qualquer processo de investigação, independentemente do método de investigação utilizado.
A actividade de debate e construção colaborativa do guião em causa, irá decorrer até dia 06 Abr 2008, já que no dia seguinte terá de ser apresentado em fórum, para que se possa passar à fase seguinte, a de debate.
A título introdutório, já tinha abordado este tema no blog aqui. Veremos o que o debate e a pesquisa em equipa irá acrescentar e alterar sobre os resultados do estudo individual.
Vai ser mais uma semana interessante!
A Equipa a que pertenço é a Equipa Azul, que é composta, para além de mim, pela Alice, pela Célia, pela Júlia e pelo Paulo.
Na orientação para a actividade, foram-nos deixadas algumas "questões/pistas", as quais, utilizando por referência a análise da dissertação "As TIC no Jardim de Infância: contributos do Blogue para a Emergência da Leitura e da Escrita", de Ádila Ferreira Lopes, com o objectivo de identificar as fases do processo de investigação usados, indiciam a ordem pela qual ocorrem (e quais são) as etapas dum Projecto de Investigação.
As questões foram as seguintes:
- O problema formulado na investigação é apresentado claramente?
- É apresentada uma revisão bibliográfica?
- Há elementos relativos à planificação da investigação?
- Quais são os elementos referenciados sobre o estudo empírico?
- São identificados os instrumentos de recolha de informação?
- Quais os procedimentos de análise dos dados?
- É possível identificar as conclusões da investigação?
- Qual o paradigma em que se insere a investigação?
Estas questões estão directamente relacionadas com algumas das fases e etapas por que deve passar qualquer processo de investigação, independentemente do método de investigação utilizado.
A actividade de debate e construção colaborativa do guião em causa, irá decorrer até dia 06 Abr 2008, já que no dia seguinte terá de ser apresentado em fórum, para que se possa passar à fase seguinte, a de debate.
A título introdutório, já tinha abordado este tema no blog aqui. Veremos o que o debate e a pesquisa em equipa irá acrescentar e alterar sobre os resultados do estudo individual.
Vai ser mais uma semana interessante!
Sem comentários:
Enviar um comentário