Passada uma semana desde a data de criação deste blog, é chegada a hora de fazer o primeiro de vários balanços semanais, ao longo do tempo em que decorrer a Unidade Curricular de Investigação Educacional.
Um blog com estes requisitos, características e objectivos, é, para além dum diário e dum fiel companheiro de estudo (sempre lá, pronto para nos ajudar no nosso percurso e para nos dar ideias, atrás de ideias, algo que é essencial em Investigação e que decorre da capacidade de se ser criativo), uma excelente ferramenta de trabalho (neste caso, uma ferramenta de estudo).
Como ferramenta de trabalho "personalisável", este blog, mesmo sem o afirmar explicitamente, dirá muito de mim ao leitor... como sou, como encaro os desafios, como tento fazer sempre melhor, como tenho gosto e motivação naquilo que faço, como me preocupo com o sentido estético mas sem que isso afecte a funcionalidade e, entre outros aspectos que poderia aqui acrescentar, como gosto de aprender sempre mais, já que a minha sede de conhecimento é insaciável. Será, talvez, por isso que gosto praticamente de todas as áreas científicas.
Também adoro o debate e gosto de debater qualquer assunto da vida da sociedade, nacional ou internacional. É através do debate que evoluímos, pois ele obriga a que nos superemos pela justificação das posições que defendemos, tendo também de aceitar a desconstrução de algumas posições pessoais, para as voltar a reconstruir, pois niguém detém a verdade absoluta e, afinal, é assim que o conhecimento se vai construindo, consolidando e alargando, cada vez mais, os seus já infinitos horizontes.
Também adoro escrever... ainda não me dediquei completamente a essa faceta que comecei a descobrir recentemente, mas espero vir a fazê-lo em áreas que me interessam particularmente e nas quais espero, inclusivamente, ao nível do 3º. ciclo (Doutoramento, igualmente no ramo das Ciências da Educação), que conto perseguir depois da conclusão deste Mestrado.
Foi pois com este espírito, com esta finalidade e com o objectivo de o dotar como sendo a melhor ferramenta de estudo possível, que criei este blog e o fui melhorando (na minha óptica) ao longo da semana, dotando-o de todos aqueles que eu considerei como sendo recursos essenciais e de, outros, que não o sendo, não deixam de fazer sentido como fazendo parte de qualquer blog. Mas, como é óbvio, a focalização é, e será, em tudo o que diga respeito à Investigação Educacional, sendo o resto complementar e/ou acessório.
Nesse sentido, e de acordo com a Temática 1 (O Processo de Investigação) da Unidade Curricular, segui o percurso indicado nas orientações dadas para a mesma, não sem antes, por sentir essa necessidade, tecer algumas considerações sobre o que une e o que separa os conceitos de Investigação e Pesquisa.
Em seguida, abordei, sucessivamente, os paradigmas de Investigação em Educação, os métodos de Investigação em Educação e a maneira como estes se relacionam com os paradigmas respectivos, as fases e etapas do Processo de Investigação. Por ter sentido que podia ennriquecer a abordagem aos paradigmas de Investigação em Educação, retomei o assunto para introduzir o conceito de paradigma sociocrítico, de acordo com a perspectiva da Professora Doutora Maria do Rosário Pinheiro, Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
O último artigo colocado, no contexto desta temática, foi o relativo à avaliação de Relatórios de Investigação, uma matéria particularmente pertinente no que diz respeito à Investigação Educacional, onde, mais do que a checklist fica a descrição de quais os aspectos essenciais nas várias fases da Investigação (Preparação, Procedimentos, Resultados e Avaliação).
Tentarei manter uma postura de utilidade desta ferramenta de estudo, não só para mim mas também para todos os que entendam visitar este webfolio, na prática, um portfolio sob a forma de web blog, pois isso exigirá mais da minha parte na abordagem que efectuarei a esta Unidade Curricular, ao longo do seu percurso. Quando algo é público, isso acrescenta compromisso, responsabilidade e desafio, e é nesse registo que me quero situar, sabendo, de antemão, que posso fazer sempre melhor, mas com a consciência de que aquilo que vai sendo feito a cada momento, é suficientemente bom para poder ser partilhado online.
Esta semana serviu para pesquisar, para explorar, para me integrar naquilo que é importante para efeitos da compreensão e percepção do que é o Processo de Investigação. Foi uma semana de estudo individual, que será agora complementada com a passagem a uma fase de trabalho em equipa, na qual iremos elaborar, de modo conjunto, um guião contemplando as etapas do Processo de Investigação, não esquecendo, decerto, aspectos como:
- A apresentação clara do problema formulado na investigação;
- A apresentação da revisão bibliográfica;
- Elementos relativos à planificação da investigação;
- Elementos referenciados sobre o estudo empírico;
- Identificação dos instrumentos de recolha da informação;
- Procedimentos para análise dos dados;
- Identificação das conclusões da investigação;
- Qual o paradigma em que se insere a investigação.
Passemos então à fase seguinte.
Votos de uma boa semana!
Um blog com estes requisitos, características e objectivos, é, para além dum diário e dum fiel companheiro de estudo (sempre lá, pronto para nos ajudar no nosso percurso e para nos dar ideias, atrás de ideias, algo que é essencial em Investigação e que decorre da capacidade de se ser criativo), uma excelente ferramenta de trabalho (neste caso, uma ferramenta de estudo).
Como ferramenta de trabalho "personalisável", este blog, mesmo sem o afirmar explicitamente, dirá muito de mim ao leitor... como sou, como encaro os desafios, como tento fazer sempre melhor, como tenho gosto e motivação naquilo que faço, como me preocupo com o sentido estético mas sem que isso afecte a funcionalidade e, entre outros aspectos que poderia aqui acrescentar, como gosto de aprender sempre mais, já que a minha sede de conhecimento é insaciável. Será, talvez, por isso que gosto praticamente de todas as áreas científicas.
Também adoro o debate e gosto de debater qualquer assunto da vida da sociedade, nacional ou internacional. É através do debate que evoluímos, pois ele obriga a que nos superemos pela justificação das posições que defendemos, tendo também de aceitar a desconstrução de algumas posições pessoais, para as voltar a reconstruir, pois niguém detém a verdade absoluta e, afinal, é assim que o conhecimento se vai construindo, consolidando e alargando, cada vez mais, os seus já infinitos horizontes.
Também adoro escrever... ainda não me dediquei completamente a essa faceta que comecei a descobrir recentemente, mas espero vir a fazê-lo em áreas que me interessam particularmente e nas quais espero, inclusivamente, ao nível do 3º. ciclo (Doutoramento, igualmente no ramo das Ciências da Educação), que conto perseguir depois da conclusão deste Mestrado.
Foi pois com este espírito, com esta finalidade e com o objectivo de o dotar como sendo a melhor ferramenta de estudo possível, que criei este blog e o fui melhorando (na minha óptica) ao longo da semana, dotando-o de todos aqueles que eu considerei como sendo recursos essenciais e de, outros, que não o sendo, não deixam de fazer sentido como fazendo parte de qualquer blog. Mas, como é óbvio, a focalização é, e será, em tudo o que diga respeito à Investigação Educacional, sendo o resto complementar e/ou acessório.
Nesse sentido, e de acordo com a Temática 1 (O Processo de Investigação) da Unidade Curricular, segui o percurso indicado nas orientações dadas para a mesma, não sem antes, por sentir essa necessidade, tecer algumas considerações sobre o que une e o que separa os conceitos de Investigação e Pesquisa.
Em seguida, abordei, sucessivamente, os paradigmas de Investigação em Educação, os métodos de Investigação em Educação e a maneira como estes se relacionam com os paradigmas respectivos, as fases e etapas do Processo de Investigação. Por ter sentido que podia ennriquecer a abordagem aos paradigmas de Investigação em Educação, retomei o assunto para introduzir o conceito de paradigma sociocrítico, de acordo com a perspectiva da Professora Doutora Maria do Rosário Pinheiro, Docente da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
O último artigo colocado, no contexto desta temática, foi o relativo à avaliação de Relatórios de Investigação, uma matéria particularmente pertinente no que diz respeito à Investigação Educacional, onde, mais do que a checklist fica a descrição de quais os aspectos essenciais nas várias fases da Investigação (Preparação, Procedimentos, Resultados e Avaliação).
Tentarei manter uma postura de utilidade desta ferramenta de estudo, não só para mim mas também para todos os que entendam visitar este webfolio, na prática, um portfolio sob a forma de web blog, pois isso exigirá mais da minha parte na abordagem que efectuarei a esta Unidade Curricular, ao longo do seu percurso. Quando algo é público, isso acrescenta compromisso, responsabilidade e desafio, e é nesse registo que me quero situar, sabendo, de antemão, que posso fazer sempre melhor, mas com a consciência de que aquilo que vai sendo feito a cada momento, é suficientemente bom para poder ser partilhado online.
Esta semana serviu para pesquisar, para explorar, para me integrar naquilo que é importante para efeitos da compreensão e percepção do que é o Processo de Investigação. Foi uma semana de estudo individual, que será agora complementada com a passagem a uma fase de trabalho em equipa, na qual iremos elaborar, de modo conjunto, um guião contemplando as etapas do Processo de Investigação, não esquecendo, decerto, aspectos como:
- A apresentação clara do problema formulado na investigação;
- A apresentação da revisão bibliográfica;
- Elementos relativos à planificação da investigação;
- Elementos referenciados sobre o estudo empírico;
- Identificação dos instrumentos de recolha da informação;
- Procedimentos para análise dos dados;
- Identificação das conclusões da investigação;
- Qual o paradigma em que se insere a investigação.
Passemos então à fase seguinte.
Votos de uma boa semana!
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