A Investigação Educacional tem cinco objectivos principais:
- Exploração: corresponde à tentativa de gerar ideias acerca de alguma coisa;
- Descrição: corresponde à enumeração e exposição das características de alguma coisa ou de algum fenómeno;
- Explicação: pretende mostrar como e porquê um determinado fenómeno ocorre da maneira que ocorre. Se se estiver interessado em causalidade (ligação dos efeitos às suas causas), então há interesse na explicação;
- Predição: este é um objectivo essencial quando a finalidade da investigação é a de antecipar, com rigor, o que pode acontecer no futuro. As "ciências avançadas" têm a capacidade de fazer predições mais rigorosas do que as modernas "ciências sociais e comportamentais";
- Influenciar: envolve a aplicação dos resultados da investigação, tendo em vista causar um determinado tipo de impacto sobre o "meio" onde se pretendem obter determinadas alterações/mudanças, por via dessa aplicação.
Consoante um destes objectivos se assuma como o objectivo primário da Investigação, assim esta poderá poderá designar-se, respectivamente, por investigação exploratória, investigação descritiva, investigação explicativa, investigação preditiva ou investigação demonstrativa.
- Exploração: corresponde à tentativa de gerar ideias acerca de alguma coisa;
- Descrição: corresponde à enumeração e exposição das características de alguma coisa ou de algum fenómeno;
- Explicação: pretende mostrar como e porquê um determinado fenómeno ocorre da maneira que ocorre. Se se estiver interessado em causalidade (ligação dos efeitos às suas causas), então há interesse na explicação;
- Predição: este é um objectivo essencial quando a finalidade da investigação é a de antecipar, com rigor, o que pode acontecer no futuro. As "ciências avançadas" têm a capacidade de fazer predições mais rigorosas do que as modernas "ciências sociais e comportamentais";
- Influenciar: envolve a aplicação dos resultados da investigação, tendo em vista causar um determinado tipo de impacto sobre o "meio" onde se pretendem obter determinadas alterações/mudanças, por via dessa aplicação.
Consoante um destes objectivos se assuma como o objectivo primário da Investigação, assim esta poderá poderá designar-se, respectivamente, por investigação exploratória, investigação descritiva, investigação explicativa, investigação preditiva ou investigação demonstrativa.
Adaptado de:
Johnson, B. & Christensen, L. (????). Educational Research: Quantitative, Qualitative, and Mixed Approaches (Chapter 1).
Sem comentários:
Enviar um comentário