terça-feira, 1 de abril de 2008

Ainda sobre as fases do Processo de Investigação...

No seguimento da pesquisa que tenho vindo a efectuar, com vista à elaboração dum guião relativo às fases dum Projecto de Investigação, encontrei disponível online um estudo-investigação, no domínio educacional, cujo objectivo é o de "compreender o impacto da formação no desenvolvimento profissional das educadoras e na qualidade das práticas na educação de infância".

Por constituir uma excelente referência, este estudo-investigação, conduzido sob a orientação e o apoio científico da Professora Doutora Júlia Oliveira-Formosinho, foi já adicionado à secção de recursos "Documentos vários no contexto da Investigação Educacional" deste blog.

É um estudo-investigação particularmente interessante porque, o modo como se encontra estruturado, é bem ilustrativo das fases a que deve obedecer um Projecto de Investigação Educacional.

A metodologia definida para a investigação em causa, articula-se do seguinte modo:
  • Estabelecimento do tipo de paradigma de investigação que serve de referência à investigação (qualitativo, no caso em apreço)
  • Definição dos objectivos da investigação
  • Definição do modo como a investigação será operacionalizada
    ..........Observação directa
    ..........A entrevista
  • A definição do modo como a investigação será conduzida
    ..........O grupo de investigação
    ..........O tempo de investigação
  • A definição do modo como os dados serão apresentados
  • A definição do modo como os dados serão analisados
  • A definição do modo como os dados serão interpretados
  • Conclusões da investigação

Convirá acrescentar que, no caso de Projectos Educacionais, deverão estar igualmente previstas as componentes de "project review" e "avaliação".

Sem comentários: