Pontos fortes (vantagens) da entrevista como técnica de recolha de dados
- Boa para medir atitudes e outro conteúdos de interesse que poderiam passar despercebidos técnicas de recolha de dados mais abstractas e menos personalizadas;
- Permite a exploração e a colocação de questões adicionais complementares (para clarificação ou confirmação), por parte de quem entrevista;
- Pode fornecer informação aprofundada e de pormenor;
- Pode fornecer informação sobre os significados internos e maneiras de pensar dos inquiridos;
- A entrevista utilizando questões do tipo fechado e de resposta directa, permite a obtenção de informação exacta necessária ao investigador;
- A entrevista por telefone e por e-mail é particularmente adequada quando o prazo disponível impõe grandes restrições de tempo;
- Fiabilidade e validade moderadamente elevadas para guiões de entrevista bem construídos e testados;
- Pode ser utilizada em amostras probabilísticas;
- Normalmente obtém elevadas taxas de adesão, em termos de respondentes;
- Útil em exploração (abordagem indutiva) ou confirmação (abordagem dedutiva).
Pontos fracos ou vulnerabilidades (desvantagens) da entrevista como técnica de recolha de dados
- A entrevista presencial tem maiores custos financeiros e maior dispêndio de tempo associado;
- Efeitos reactivos, já que os entrevistados podem acabar por revelar apenas aquilo que é socialmente desejável/correcto;
- Podem ocorrer enviesamentos provocados por quem investiga, como, por exemplo, os decorrentes de entrevistadores com pouca aptidão para entrevistar;
- Os entrevistados podem não se recordar de informação importante/relevante e evidenciar falta de auto-percepção;
- A percepção da garantia do anonimato da entrevista, por parte dos entrevistados, pode ser baixa;
- A análise dos dados pode ser demorada, particularmente naqueles relativos a questões de resposta aberta;
- A medição exige validação.
Sem comentários:
Enviar um comentário