quarta-feira, 30 de abril de 2008

Vantagens e desvantagens da utilização da Entrevista como técnica de recolha de dados


Pontos fortes (vantagens) da entrevista como técnica de recolha de dados
  • Boa para medir atitudes e outro conteúdos de interesse que poderiam passar despercebidos técnicas de recolha de dados mais abstractas e menos personalizadas;
  • Permite a exploração e a colocação de questões adicionais complementares (para clarificação ou confirmação), por parte de quem entrevista;
  • Pode fornecer informação aprofundada e de pormenor;
  • Pode fornecer informação sobre os significados internos e maneiras de pensar dos inquiridos;
  • A entrevista utilizando questões do tipo fechado e de resposta directa, permite a obtenção de informação exacta necessária ao investigador;
  • A entrevista por telefone e por e-mail é particularmente adequada quando o prazo disponível impõe grandes restrições de tempo;
  • Fiabilidade e validade moderadamente elevadas para guiões de entrevista bem construídos e testados;
  • Pode ser utilizada em amostras probabilísticas;
  • Normalmente obtém elevadas taxas de adesão, em termos de respondentes;
  • Útil em exploração (abordagem indutiva) ou confirmação (abordagem dedutiva).
Pontos fracos ou vulnerabilidades (desvantagens) da entrevista como técnica de recolha de dados
  • A entrevista presencial tem maiores custos financeiros e maior dispêndio de tempo associado;
  • Efeitos reactivos, já que os entrevistados podem acabar por revelar apenas aquilo que é socialmente desejável/correcto;
  • Podem ocorrer enviesamentos provocados por quem investiga, como, por exemplo, os decorrentes de entrevistadores com pouca aptidão para entrevistar;
  • Os entrevistados podem não se recordar de informação importante/relevante e evidenciar falta de auto-percepção;
  • A percepção da garantia do anonimato da entrevista, por parte dos entrevistados, pode ser baixa;
  • A análise dos dados pode ser demorada, particularmente naqueles relativos a questões de resposta aberta;
  • A medição exige validação.

Sem comentários: