A nossa Equipa completou hoje, com a colocação para debate (em fórum alargado da Turma), o Guião das Fases e Etapas a que deverá obedecer um Projecto de Investigação, em geral.
Dentro da duração dum Projecto de Investigação, foi possível apurar a existência de 4 (quatro) fases distintas e sequenciadas, pela ordem que a seguir se indica: Fase de Ruptura, Fase de Construção, Fase de Verificação e Fase de Validação.
Cada uma destas quatro Fases, engloba um conjunto de Etapas que contribui para a finalidade da respectiva Fase, mas que são suficientemente diferenciadas entre si para poderem ser consideradas de forma individualizada.
Optámos ainda por fazer referência a Fases de Follow-Up, correspondentes a Fases que se verificam após a conclusão do Projecto de Investigação inicial. Essas fases têm a ver com a Avaliação do Projecto de Investigação, tal como em qualquer tipo de projecto, bem como com a possibilidade de aplicar e/ou generalizar os resultados e conclusões obtidos no Projecto de Investigação.
Não temos a pretensão de que a nossa seja a solução certa, pois (e julgo veicular o sentimento da Equipa) se existe área onde não há certezas absolutas, é na área da Investigação. Mas a solução a que chegámos em termos de Guião para as Fases e Etapas dum Projecto de Investigação satisfez-nos a todos, quer porque nos revemos naquela estrutura e sequência, quer porque ela representa o resultado duma consolidação de conhecimentos, resultante da auto-aprendizagem, da pesquisa, do debate e da construção colaborativa que se verificou na Equipa, tornando fácil o consenso, pela convergência de ideias e opiniões.
Mas, mais importante que tudo isto, é a percepção do quão complexo é qualquer Projecto de Investigação e da exigência que qualquer projecto desta natureza tem, em termos de preparação e planeamento, para que a Investigação propriamente dita possa decorrer sem incidentes e indo ao encontro dos objectivos do projecto.
Esta complexidade só pode ser superada com sucesso, desde que as Fases de Ruptura e de Construção decorram com normalidade e cumprindo as finalidades respectivas, já que, se assim não for, a Fase de Verificação estará, desde logo, condenada ao insucesso.
É importante ter a noção que um Projecto de Investigação, independentemente dos seus objectivos, é um projecto onde as várias fases se encadeiam de modo sucessivo e onde a entrada na fase seguinte pressupõe o sucesso das fases anteriores.
Esta actividade, no âmbito da Temática 1 "O Processo de Investigação", serviu como uma introdução àquele que é um dos grandes objectivos da Unidade Curricular: a aquisição de competências em termos do desenho dum Projecto de Investigação. Pelo estudo que exigiu, penso que cumpriu plenamente a sua finalidade.
Segue-se agora a fase de debate, a qual permitirá, decerto, novos desenvolvimentos construtivos a este respeito.
Dentro da duração dum Projecto de Investigação, foi possível apurar a existência de 4 (quatro) fases distintas e sequenciadas, pela ordem que a seguir se indica: Fase de Ruptura, Fase de Construção, Fase de Verificação e Fase de Validação.
Cada uma destas quatro Fases, engloba um conjunto de Etapas que contribui para a finalidade da respectiva Fase, mas que são suficientemente diferenciadas entre si para poderem ser consideradas de forma individualizada.
Optámos ainda por fazer referência a Fases de Follow-Up, correspondentes a Fases que se verificam após a conclusão do Projecto de Investigação inicial. Essas fases têm a ver com a Avaliação do Projecto de Investigação, tal como em qualquer tipo de projecto, bem como com a possibilidade de aplicar e/ou generalizar os resultados e conclusões obtidos no Projecto de Investigação.
Não temos a pretensão de que a nossa seja a solução certa, pois (e julgo veicular o sentimento da Equipa) se existe área onde não há certezas absolutas, é na área da Investigação. Mas a solução a que chegámos em termos de Guião para as Fases e Etapas dum Projecto de Investigação satisfez-nos a todos, quer porque nos revemos naquela estrutura e sequência, quer porque ela representa o resultado duma consolidação de conhecimentos, resultante da auto-aprendizagem, da pesquisa, do debate e da construção colaborativa que se verificou na Equipa, tornando fácil o consenso, pela convergência de ideias e opiniões.
Mas, mais importante que tudo isto, é a percepção do quão complexo é qualquer Projecto de Investigação e da exigência que qualquer projecto desta natureza tem, em termos de preparação e planeamento, para que a Investigação propriamente dita possa decorrer sem incidentes e indo ao encontro dos objectivos do projecto.
Esta complexidade só pode ser superada com sucesso, desde que as Fases de Ruptura e de Construção decorram com normalidade e cumprindo as finalidades respectivas, já que, se assim não for, a Fase de Verificação estará, desde logo, condenada ao insucesso.
É importante ter a noção que um Projecto de Investigação, independentemente dos seus objectivos, é um projecto onde as várias fases se encadeiam de modo sucessivo e onde a entrada na fase seguinte pressupõe o sucesso das fases anteriores.
Esta actividade, no âmbito da Temática 1 "O Processo de Investigação", serviu como uma introdução àquele que é um dos grandes objectivos da Unidade Curricular: a aquisição de competências em termos do desenho dum Projecto de Investigação. Pelo estudo que exigiu, penso que cumpriu plenamente a sua finalidade.
Segue-se agora a fase de debate, a qual permitirá, decerto, novos desenvolvimentos construtivos a este respeito.
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