quarta-feira, 26 de março de 2008

Paradigmas de Investigação em Educação

No contexto da Temática 1 (O processo de investigação) da Unidade Curricular e, em particular, da sua Actividade 1 (Planear uma investigação), uma das competências a desenvolver é, entre outras, a de identificar "Paradigmas de Investigação em Educação".

Tradicionalmente, em Educação, consideram-se paradigmas de investigação quantitativos e os qualitativos, os quais sendo, aparentemente, distintos, não deixam de estar relacionados entre si.

Estes paradigmas servem de base à metodologia de investigação utilizada em Educação, pelo que a forma como servem de referência ou são utilizados irá caracterizar a própria metodologia de investigação educacional, a qual poderá, inclusivamente, conter elementos dos dois paradigmas.

A implementação de metodologias de investigação com um posicionamento epistemológico que diverge daquele que tem norteado a investigação educacional (assente nos paradigmas de investigação tradicionais), poderá indiciar estarmos numa fase de transição ou de início de mudança relativamente a esses paradigmas de investigação tradicionais.

Sem comentários: